domingo, 29 de abril de 2012

Casamento


Ter a consciência da finitude das coisas muitas vezes nos faz ter medo... muito mais do tempo do que de qualquer outra coisa... Começamos uma relação e lá vem o receio... quanto tempo vai durar? Será que seremos capazes de envelhecer juntos, criar projetos de vida em que ambos estejamos inclusos e, muito mais do que isso, onde ambos estejamos engajados na luta...
Um casamento, a meu ver, antes de ser oficializado fisicamente, já foi oficializado pelas almas... Casamos porque ainda acreditamos que algo possa ser eterno. Sim, isso mesmo, mesmo com a tal da consciência da finitude cutucando o tempo todo... Ninguém casa pensando que vai acabar. Queremos um pedacinho da eternidade do qual temos direito... o casamento é uma das mais belas formas de reivindicarmos isso.
Casamos sonhando com o futuro, casamos com esperanças de que possamos, juntos, criar um mundo particular melhor do que o que está lá fora. Casamos porque ainda percebemos a magia que está presente em todas as coisas. O balanço no final de tarde, dormir juntos todos os dias, aprender com os atritos, ceder para que amanhã o outro ceda...
Tem muita gente que acredita que seja um passo errado, que acredita que o casamento, enquanto insituição, está falido há muito tempo... Eu acredito que ainda temos de ter esperanças de que algumas pessoas possam fazer melhor do que outras já o fizeram.
Mauri e João são um exemplo do que falo... Acompanhei o início da trajetória, uma relação que muitos diriam ser efêmera por conta do contexto em que nasceu... Mas ambos foram provando a força que tem o amor verdadeiro... dificuldades vencidas, trabalho e luta que seguem ainda em frente, pois ainda há muito a ser construído. Mas constroem juntos, lutam juntos e dão força um ao outro quando acontece o esmorecimento. Para mim, é isso que vale. Saber que temos uma outra pessoa que estará conosco quando todos os outros tiverem partido... Olhando os dois - Mauri que já era minha amiga, João que veio depois, mas que se tornou um grande amigo, porque sei que cuida e olha por ela quando não posso estar junto - acabo renovando minha fé de que tudo pode ser diferente. Volto a crer que Almas Gêmeas ainda existem e podem, sim, ficar juntas, mesmo quando o Universo conspira contra. Porque a ideia de Alma Gêmea que faço é exatamente essa: pessoas que ficam juntas e constroem uma história vencendo juntas as dificuldades que aparecem... Uma coisa é certa: dure o tempo que durar, sendo eterno ou não, a eternidade estará com vocês enquanto caminharem juntos e é exatamente isso que faz tudo, tudo valer a pena... Que seja infinito enquanto durar! Amo vocês dois e sei que faço parte dessa história, mesmo que num papel coadjuvante, então não tem como não me emocionar neste momento e dizer para vocês que depende dos dois fazer com que valha a pena! Sejam felizes, muito felizes, imensamente felizes, hoje e sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário