domingo, 9 de setembro de 2012

Almas Gêmeas - parte III

"Será fácil reconhecê-los, palavras não serão necessárias, e nem mesmo será preciso saber seus verdadeiros nomes. Saberá encontrá-los pela afinidade de suas energias, pelo chamado de seus corações e pela profunda identificação com seus sentimentos..."

Aproveitando o final da novela das seis ontem, vou falar de algumas coisas que me deixam inquieta com relação a este assunto, tão sério, mas que vem sendo banalizado por nossa cultura midiática, aliás, como todas as outras coisas sérias que perpassam nossas vidas...
Outrora, já havia publicado alguns poemas meus sobre o tema, em fases de minha vida que pensei ter encontrado a metade que me completava, iludida por leituras que fiz na época, pensei que fosse fácil, pensei que fosse possível para qualquer pobre mortal... (quem quiser ler, vá em minhas postagens mais antigas, lá terão ideia de quanto idealizei o tema).
A questão que quero abordar é que uma união cósmica não é bobagem e tampouco pode ser idealizada por quem a vive. O Universo por certo conspirará para que não aconteça, já que essa união prima pela perfeição - e perfeição existe mesmo, por um acaso? Certamente, pessoas que foram destinadas, que está escrito em algum lugar que um dia ficarão juntas, travarão batalhas muito maiores do que qualquer outra pessoa, para concretizarem isso. Vou explicar: essas pessoas virão separadas categoricamente, por longas distâncias, sejam estas distâncias em quilômetros ou culturais, se foram da Índia, por exemplo, serão de castas diferentes, se forem ocidentais, serão de cidades diferentes, ou terão diferenças tão grandes de idade, que terão de vencer a barreira do preconceito para selarem essa união. E certamente, falando em evolução, terão níveis de evolução distintos, e quando um estiver pronto, o outro não estará, quando um reconhecer, os véus do outro não terão caído ainda... Não será fácil!
Aí, você que está lendo este post deve estar se perguntando: "tá, mas e por que está falando tudo isso?" Bom, vou explicar: a novela, os filmes, idealizam o amor, de um jeito que leva as pessoas a acreditarem que, caso encontrem sua "cara-metade", viverão em perfeição, felizes para sempre, até que a morte os separe. Isso vem de tempo... Os contos de fada também nos fazem acreditar em príncipe e princesa, homens e mulheres perfeitos, pois somente eles podem viver um amor assim... 
Tenho medo deste ideal, sinceramente, pois, dentro do conceito de utopia de que fala Galeano,  de que é o que nos faz "continuar andando", acredito que muitas pessoas só conseguirão viver amores utópicos, já que, ao idealizarem o amor, quando puderem vivenciá-lo de fato, à sombra da primeira crise, cairão fora, pois não estarão prontas para enfrentarem problemas junto da pessoa amada.
E é neste ponto que quero chegar! Martha Medeiros já escreveu uma crônica falando de que só o amor não basta, em nenhuma relação. Vivemos em tempos difíceis, não podemos escapar imunes de possíveis crises financeiras, crises de identidade, crises de idade, enfim, poderia enumerar aqui, um trilhão delas, mas as pessoas, para ficarem juntas e se fortalecerem juntas, tem de estar preparadas para vivê-las juntas, então, aí só o amor não basta a si próprio. Vocês terão de ter bem mais do que isso um pelo outro para que este amor  possa durar. Respeito, confiança - confiança primeiro em si mesmo, para depois ter no outro - carinho, compreensão, fidelidade... Fidelidade? Sim, fidelidade a si mesmo, às suas ideias, aos seus ideais. Porque não adianta a pessoa largar tudo pela outra, vocês são dois, continuarão sendo dois, então, mantenham sua individualidade, isso é muito importante para que este amor sobreviva. E é muito fácil conseguir quando se tem auto confiança.
Olhem bem, meus caros leitores, não estou dizendo que não acredito que existam Almas Gêmeas, não é isso, nem que essa união não é possível, pois já conheci almas gêmeas que conseguiam ficar juntas nesta vida... Pessoas que lutaram muito para que isso acontecesse, que ficaram juntas porque batalharam uma pela outra e hoje já colhem os frutos desta união. Mas eles tem contas a pagar, ela também tem TPM, os filhos deles também dão trabalho, e eles também se incomodam em seus trabalhos. Aí que está a grande sacada disso. Não existe a perfeição, não busquem por isso, pois estarão fadados a jamais encontrarem.
Problemas todo mundo tem, eles fazem parte das nossas construções, fazem parte de quem somos e é na busca pela resolução deles que crescemos enquanto seres humanos. E, enquanto você está esperando que tudo se ajeite, que as coisas deem certo antes de concretizar este amor, certamente a pessoa que você idealiza está construindo suas próprias coisas, sozinha e você não fará mais parte delas... Lutem agora, façam por merecer esse amor e tenham em mente que a imperfeição é que nos desafia e que, assim como a utopia, nos faz andar... Seria tudo muito chato se fosse tudo perfeito!

"E no meio de tanta gente eu encontrei você
Entre tanta gente chata sem nenhuma graça, você veio
E eu que pensava que não ia me apaixonar
Nunca mais na vida
Eu podia ficar feio só perdido
Mas com você eu fico muito mais bonito
Mais esperto
E podia estar tudo agora dando errado pra mim
Mas com você dá certo
Por isso não vá embora
Por isso não me deixe nunca nunca mais
Por isso não vá, não vá embora
Por isso não me deixe nunca nunca mais
Eu podia estar sofrendo caído por aí
Mas com você eu fico muito mais feliz
Mais desperto
Eu podia estar agora sem você
Mas eu não quero, não quero..."
(Marisa Monte - Não vá embora)

Nenhum comentário:

Postar um comentário