terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Fraternidade


Falar em FRATERNIDADE nos dias de hoje não é tarefa fácil... Poucas pessoas conhecem de fato o real sentido desta palavra... No dicionário, os significados epistemológicos desta palavra são muitos: Parentesco entre irmãos. 2 Solidariedade de irmãos. 3 União ou convivência como de irmãos. 4 Amor ao próximo. 5 Harmonia entre os homens. 6 Relações harmoniosas entre pessoas da mesma profissão, ocupação, classe etc. Dois deles falam direto ao meu coração: "amor ao próximo" e "solidariedade de irmãos". E a tradução desta palavra também encontro em uma pessoa que, por um acaso, é meu irmão de sangue, mas que sei que é assim, esta pessoinha especial, também para com aqueles que não são seus consanguíneos.
Você provavelmente já teve em algum momento da sua vida aquele amigo a quem pudesse chamar de irmão, aquele que está do seu lado quando você sente tudo ruir... que te estende a mão quando todos te viraram as costas.
Então, o Caê, a quem eu tenho muito orgulho de chamar de "mano", é essa pessoa... Lealdade é outro conceito do qual ele entende... Coisa de família, de criação, eu acho. Não somos pela metade, somos inteiros. No momento de minha vida em que eu mais precisei, ele estava comigo, me estende a mão o tempo todo, seja num dinheiro emprestado quando as coisas apertam ou numa carona pra me poupar das longas caminhadas... Não é só isso... Essa pessoa me fez levantar quando caí o maior tombo de minha vida, me deu forças, me ajudou a voltar a caminhar...  
Me emociono ao escrever sobre ele porque ele é e muito mais do que um irmão... Sempre digo que os amigos "são os irmãos que podemos escolher", então, dentro desta máxima, não sei bem como definir esta presença constante na minha vida... Um amigo que Deus me deu de presente? Um presente de Deus que virou meu grande amigo? Sei que fraternidade ganhou um novo sentido quando as brigas (elas fazem parte) acabaram e ele virou meu grande parceiro, tanto é que batizou meus dois filhos e é a referência masculina do Luan, que, se o mesmo Deus que me deu esse irmão de presente permitir, vai ser um grande homem, como ele o é.
Obrigada, meu mano querido, por me ensinar o que é fraternidade, obrigada por estar com a gente quando mais precisamos e peço a Deus que retribua tudo o que fazes por nós enquanto eu não puder fazê-lo. É teu aniversário, mas o presente quem ganha são todos aqueles que tem a oportunidade de conviver com você!
Te amo, te amamos e espero que você sempre tenha essa certeza. Valeu por tudo!


Amanhã, dia 23/02, é aniversário desta pessoa tão especial pra mim, então, essa foi a maneira que encontrei de prestar minha singela homenagem, mesmo sabendo que ele merece muito mais que isso. Feliz níver, maninho! Que o mundo te ofereça tudo o que há de melhor, porque, se tem uma pessoa nesta existência que merece, esse alguém é você! Te amo demais da conta!

Um comentário:

  1. cacá,tu falou tudo que eu gostaria de falar. Parabéns pelo teu feeling, esse cara merece tudo e um pouco mais.

    ResponderExcluir