terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Cecília Meireles, por ela mesma.

LUA ADVERSA

Tenho fases, como a lua
Fases de andar escondida,
fases de vir para a rua...
Perdição da minha vida!
Perdição da vida minha!
Tenho fases de ser tua,
tenho outras de ser sozinha.

Fases que vão e vêm,
no secreto calendário
que um astrólogo arbitrário
inventou para meu uso.

E roda a melancolia
seu interminável fuso!
Não me encontro com ninguém
(tenho fases como a lua...)
No dia de alguém ser meu
não é dia de eu ser sua...
E, quando chega esse dia,
o outro desapareceu...

PERGUNTO-TE ONDE SE ACHA A MINHA VIDA

Pergunto-te onde se acha a minha vida.
Em que dia fui eu. Que hora existiu formada
de uma verdade minha bem possuída

Vão-se as minhas perguntas aos depósitos do nada.

E a quem é que pergunto? Em quem penso, iludida
por esperanças hereditárias? E de cada
pergunta minha vai nascendo a sombra imensa
que envolve a posição dos olhos de quem pensa.

Já não sei mais a diferença
de ti, de mim, da coisa perguntada,
do silêncio da coisa irrespondida.



Reinvenção

A vida só é possível reinventada.
Anda o sol pelas campinas e passeia a mão dourada pelas águas, pelas folhas. . .
Ah! Tudo bolhas que vêm de fundas piscinas de ilusionismo... – mais nada.
Mas a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada.
Vem a lua, vem, retira as algemas dos meus braços.
Projeto-me por espaços cheios da tua Figura.
Tudo mentira! Mentira da lua, na noite escura.
Não te encontro, não te alcança...
Só - no tempo equilibrada, desprendo-me do balanço que além do tempo me leva.
Só - na trevas fico: recebida e dada.
Porque a vida, a vida, a vida, a vida só é possível reinventada.

Cecília Meireles.

Essa é a poetiza... Gosto da Clarice, a Lispector, gosto de escritoras como Lia Luft, por exemplo, mas nenhuma delas consegue ser como Cecília. Uso a frase da lua para definir-me desde muito tempo atrás... Tenho fases mesmo, fases de lua cheia, fases de lua negra... Só quem me conhece pode saber... Fases em que desejo seduzir e outras de total recolhimento. Todo o pouco que sei dela, fala direto a mim, a minha alma. Um pouco desta linda mulher, muito pouco, eu diria, uma vez que sua obra não tem tamanho. E espero que desperte a curiosidade de quem ler para buscar mais sobre ela. Só posso dizer que vale a pena.

Carina, 04/01/2011.

Um comentário:

  1. "Encostei-me a ti, sabendo que eras somente onda.
    Sabendo bem que eras nuvem, depus a minha vida em ti.
    Como sabia bem tudo isso, e dei-me ao teu destino, frágil,
    Fiquei sem poder chorar quando caí."

    Cecília Meireles

    ResponderExcluir