terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Um poema de amor, por Charles Bukowski

todas as mulheres
todos os seus beijos as
diferentes maneiras de amar e
falar e exigir.

as suas orelhas todas têm
orelhas e
gargantas e vestidos
e sapatos e
automóveis e ex-
-maridos.

a maioria
das mulheres é muito
quente e lembram-me torradas
com manteiga enquanto a manteiga
se derrete
no meio.

há um certo olhar no
olhar delas: elas já foram
possuídas elas já foram
enganadas. na realidade não sei o que
fazer por
elas.

sou
uma boa picha um bom
ouvinte
mas nunca aprendi a
dançar – estava ocupado
com coisas maiores.

mas gostei das diferentes
camas
fumar cigarros
olhar para os
tectos. não era possessivo nem
injusto. Somente
um estudante.

eu sei que todas têm
pezinhos e vão descalças pelo chão enquanto
lhes vejo os tímidos cus no
escuro. sei que gostam de mim, algumas até
me amam
mas eu amo muito
poucas.

algumas dão-me laranjas e vitaminas;
outras falam baixinho da
infância dos pais e das
paisagens; algumas são quase
loucas mas nenhuma delas é sem qualquer
motivo; algumas amam
bem, outras nem por
isso; a melhor na cama nem sempre é
a melhor noutras
situações; cada uma tem o seu limite como eu
tenho os meus limites e todos
aprendemos isso
rapidamente.

todas as mulheres todas as
mulheres todos os
quartos
tapetes e
fotografias e
cortinados, é
parecido como uma igreja
só que às vezes ouvem-se
risos.

as orelhas os
braços os
cotovelos os olhos
que procuram, a ternura e
a espera eu fiquei
preso eu fiquei
preso.

Charles Bukowski, O amor é um cão dos diabos.
Completando a série: "Conheça os meus autores prediletos", não poderia faltar o bom e velho (safado) Buk. Conheço muito pouco de sua obra (as leituras obrigatórias da faculdade fizeram eu ter de parar de ler o que realmente gosto), mas o pouco que conheço fez com que me apaixonasse por ele. Pelo seu realismo, pela forma tão natural com que trata assuntos tratados como tabus, pelo dom de dizer palavrão sem ficar vulgar... Quem puder, busque pela obra dele, não haverão arrependimentos, isso eu garanto.
Carina. 04/01/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário