quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Lilith Desperta!

Segundo histórias de historiadores e/ou pesquisadores, enfim, interessados em mitos de uma forma geral, Lilith fora a 1ª mulher, aquela que fora criada da mesma matéria de Adão, ou seja, do barro, e que também, assim como ele, recebeu o sopro da vida do Criador em suas narinas... Seres iguais, diante de Deus, mas, porém, Lilith não se submeteu aos caprichos de Adão, não queria copular ficando embaixo do homem, ora vejam! Fato este que acabou ocasionando sua expulsão do Paraíso bem antes de Eva ser criada! Ela não era um demônio, mas teve de ir ter com eles, fora do Paraíso, para sua própria sobrevivência. Mulher forte e decidida, que fazia suas próprias escolhas.
Esta é a minha versão, lógico, depois de tudo o que li a respeito, foi o que registrei. Não tinha nada de má, mas acabou se subvertendo, por força das circunstâncias... Desde então, esta história me fascina e muito... Eva foi uma frouxa e submissa, a meu ver, primeiro a Adão e depois ao próprio Lúcifer, que conseguiu persuadí-la com tão pouco... Com certeza, se Adão tivesse aceitado Lilith em cima dele, esta não teria se vendido por falsas promessas, esperta que era, e o pecado original, fonte de todas as angústias da mulher até hoje, talvez nem tivesse acontecido...
Mas, enfim, se tivemos uma origem, foi esta e eu prefiro muito mais ser comparada à Lilith do que à Eva. Mulher porreta, como dizem, decidida, brava e forte. Me espelho nela. Quando tive uma gata, depois da morte de meu iguana, foi este nome que dei a ela, numa singela homenagem. Mas eis que minha vida mudou, minha gata morreu e eu simplesmente não podia deixar esta lembrança morrer com ela.
Costumo dizer que a Lilith, a minha Lilith, aquela que me habita desde de sempre, é a guerreira que está em mim... meu lado sombrio, por assim dizer... (sim, todos temos um, até você que está lendo isto agora!). Enfim, clamo por seu despertar quando estou em apuros, ela é vendaval, furacão, desperta e faz barulho, destrói tudo o que me aflige... Cuidado com ela! Ela não é fácil. Orgulhosa, prepotente, sedutora... Mas é a minha face de que mais gosto... Porque quando ela está desperta, me faz ser forte, me faz não me entregar ao amor, me faz usar em vez de ser usada... E, acreditem, não tem nada de utópico nisto, mas é muito bom!
Lilith quer dizer também Lua Negra, na antiguidade era considerada um demônio que atormentava e seduzia os homens enquanto dormiam, era sua vingança por ter sido expulsa do Paraíso. Gosto de pensar que posso despertá-la em mim quando quero... Mas ela tem vontade própria e muitas pessoas passaram por minha vida sem sequer conhecê-la... Meu flerte constante com a Morte acontece quando ela dorme... Porque, quando ela acorda, me quer viva, me faz sentir viva e coloca minha máquina de viver à todo vapor... Pulsa dentro de mim, como se eu tivesse dois corações no lugar de um... temporal... com raios, trovões, vulcões em erupção e todas as catástrofes naturais possíveis e imagináveis... esta é Lilith, a minha Lilith, que está em algum lugar aqui dentro, pronta para seu despertar... nada suave...

Carina, 28-29/10/10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário